desenvolvedor de banco de dados

As informações utilizadas pelas empresas em relação aos negócios, clientela e fornecedores, assim como de estratégias podem ser guardadas internamente e acessadas por meio de sistemas. Para isso é necessário que haja o envolvimento de um desenvolvedor de banco de dados.

Esse banco é o sistema responsável por guardar as informações relativas às atividades e aos indivíduos às quais elas se relacionam ou pretendem atingir. Dessa maneira, eles possuem a responsabilidade de criar ambientes seguros e que sejam realmente efetivos quanto à utilização dos dados ali resguardados.

Abaixo, conheça mais sobre essa profissão e como ela é desenvolvida. Assim, conheça tudo sobre o desenvolvedor de banco de dados.

desenvolvedor de banco de dados

NÃO PERCA: Bolsas com a Nota do Enem na Estácio de Sá! Saiba tudo aqui.

Desenvolvimento de banco de dados: O que é, afinal?

Os bancos de dados são sistemas ou bases responsáveis por resguardar informações diversas com complexidade variável. Dessa maneira, pode incluir registros pessoais, de lugares e coisas.

O objetivo desses bancos é dar segurança às informações que são utilizadas pela empresa e que muitas vezes possuem natureza privada. Ainda, são aplicados para a otimização dos processos realizados, facilitando o acesso aos dados que são relevantes para os negócios e para as tomadas de decisões.

Além disso, a partir do trabalho do desenvolvedor de banco de dados há a conexão de diferentes informações que são registradas de maneiras diversas. Considere, por exemplo, uma empresa que possui diversos setores que devem convergir entre si nas decisões e ações para que o objetivo empresarial seja alcançado.

Nesse sentido, todos os dados utilizados por todos os setores devem ser compilados em um só lugar, permitindo uma visão geral do negócio. As ações ficam coordenadas e a possibilidade de erro em razão da desinformação é limitada.

Quais são as atividades do desenvolvedor de bancos de dados?

São diversas as responsabilidades profissionais que são assumidas por esses trabalhadores. Afinal, eles trabalham com informações importantes e cruciais para o funcionamento da empresa, de forma que devem trabalhar de forma a garantir sua segurança e efetividade.

desenvolvedor de banco de dados

Dessa maneira, estão dentre as atividades realizadas pelo desenvolvedor de banco de dados:

  • Atualização e instalação de ferramentas relacionadas ao sistema;
  • Criação de bancos de dados;
  • Desenvolver testes para aumentar o desempenho do banco;
  • Garantir a segurança das informações resguardadas contra ataques de hackers e vazamentos;
  • Modificação da estrutura do banco caso seja necessária;
  • Prestar suporte técnico em relação ao banco desenvolvido;
  • Promover o controle de acesso ao sistema com o desenvolvimento de senhas ou de permissões para todas as informações ou parte delas;
  • Realização de testes de backups para garantir que dados sejam recuperados em eventuais falhas do sistema ou outros tipos de percalços;
  • Trabalhar de forma a garantir aos colaboradores e gestores o acesso ao maior número de dados possíveis de forma concomitante.

Ou seja, são inúmeras as funções que cabem ao desenvolvedor de banco de dados. Por isso, ele precisa de conhecimento e formação tecnológica, pois seus trabalhos estão intrinsecamente relacionados a ela.

Abaixo, então, confira quais são as qualidades e habilidades que são buscadas nesses profissionais!

Qual a formação de um desenvolvedor de banco de dados?

O desenvolvedor possui formação em Tecnologia da Informação. Assim, ele possui conhecimentos diversos relacionadas à programação e ao desenvolvimento tecnológico em razão das disciplinas com as quais teve contato durante a graduação.

A graduação de Tecnologia da Informação inclui matérias tais como Arquitetura e Redes de Computadores, Banco de Dados, Custos e Gestão Financeira, Estratégias em TI, Gestão de Segurança em TI e Engenharia de Software, dentre tantas outras.

Outra graduação que pode ser escolhida por quem deseja se tornar um desenvolvedor de banco de dados é a de Engenharia da Computação. Nesse caso o futuro profissional será apresentado a importantes conceitos de Algorítmos e Programação, Automação e Controle, Computação Gráfica e outros.

Ainda, o desenvolvedor de banco de dados pode investir em uma especialização na área de desenvolvimento destes sistemas. Dessa maneira, será considerado expert na área e se deparará com conceitos e matérias específicas desse braço do TI.

Isso, pois, será crucial o conhecimento de conceitos como linguagem estruturada SQL, estrutura de bancos de dados, diagrama entidade-relacionamento, arquitetura de computadores, sistemas operacionais e outros.

Em relação às qualidades que são esperadas desse profissional estão a organização com projetos, a capacidade analítica para encontrar a melhor solução para o cliente. Ainda, deve estar apto a prestar a assistência devida e dar atenção aos mínimos  detalhes referentes às informações que devem ser guardadas pelo sistema desenvolvido.

Outras das características que se destacam nesse trabalhador é a capacidade de trabalhar com prazos e o conhecimento profundo na tecnologia e no desenvolvimento dela em relação às novas ferramentas e igualmente aos novos perigos à integridade de dados.

Por fim, esse o desenvolvedor de banco de dados deve trabalhar com diversos outros profissionais da área de tecnologia da informação. Dentre eles estão os analistas de desenvolvimento de dados, os administradores de desenvolvimento, consultores e designers.